Um Natal de verdade para todos!

O Natal está chegando. Festas, reuniões com amigos, familiares, e compras, movimento intenso nas ruas, congestionamentos nas estradas, desejo de aproveitar o feriado a qualquer custo, muitas vezes. Mas, qual o significado real desse período? Sabemos ou realmente lembramos dele?

O Natal para os cristãos é a comemoração do nascimento de Jesus. Isso é um motivo de grande importância e devoção. E o que mais? E para quem não é cristão?

Entendo o Natal como uma data em que as pessoas se reúnem (ou deveriam se reunir) para celebrar o amor que têm umas pelas outras, a fé nelas e na vida, a esperança. Todo ano o Natal é celebrado, como que significando uma oportunidade para relembrarmos a fé no bem, no amor, na capacidade positiva da humanidade. Esse "espírito de Natal" deveria ser diário, durante os 365 dias do ano. Se isso não acontece, que esta época sirva para rememorarmos o que foi citado. Essa ideia de Natal como amor e fé é válida para pessoas de todas as crenças religiosas, ou de crença nenhuma, mas que acreditem no potencial para o bem que todos possuímos.

Na nossa sociedade, o Natal virou muito sinônimo de compras, festa, banquetes, presentes, ou frustração por não ter dinheiro e não conseguir fazer tudo isso. Há quem verdadeiramente se infernize nesse período por causa da correria, pela dúvida em passar a noite na casa de fulano ou cicrano, como fazer para contentar a todos, ou se sinta infeliz por não ter família ou amigos para compartilhar a data. Não, amigos, não tornemos o Natal uma época-problema. Dinheiro e formalidades não têm nada a ver com a essência desse período. Passemos o Natal com quem realmente amamos e nos ama, com quem importa para nós, sinceramente, façamos isso de bom grado, sem nos forçarmos para manter aparências ou por motivos mesquinhos. Se Natal significa amor, esperança, calor humano, não se deve agir nesta época com mágoas, sentir-se insatisfeito, infeliz. Não é vergonha dizer não a alguém, recusar um convite para passar a data junto se sinceramente não se tem o desejo. Procuremos ouvir o que sinceramente o coração nos diz, quem ele nos diz para estarmos junto.

Se não há com quem passar a véspera ou o dia de Natal, e a gente mesmo? Ora, eu tenho a mim, a pessoa mais importante em minha vida. Não ficarei me lamentando se não tenho dezenas de amigos ou parentes para compartilhar uma ceia, trocar presentes e abraços. Eu mesmo me dou um lindo Natal: abraço-me com carinho, me cumprimento pelo que sou de brilhante, bondoso, pelas minhas qualidades, me dou um presente especial, faço algo que gosto, busco dentro de mim a fé em minha pessoa, resgato a crença de que sou capaz de amar, ser amado e ser feliz, e que, se isso não acontece ainda, tenho possibilidade de fazer com que venha a acontecer, se me ajudar nesse sentido - e posso me ajudar dessa forma, basta eu me permitir encontrar em mim os meios para tanto.

O maior presente que posso dar aos outros não se mede pelo preço. Nem pela quantidade de pratos de minha ceia. O maior presente que posso dar a quem amo é meu próprio amor. Minha presença, meu abraço, minha promessa sincera de estar ao lado de quem gosto quando a pessoa precisar ou para dividir alegrias, o máximo que eu puder. Celebro a oportunidade de estar com gente especial perto de mim, celebro o fato de estar vivo e ter um mundo de possibilidades boas pela frente. Celebro a oportunidade que tenho de poder, quando quiser e puder, me tornar uma pessoa melhor e mais feliz.

Um maravilhoso Natal a todos! A todos mesmo, sem distinção nenhuma. Afinal, Natal é um conceito de bem superior a que todos têm direito. Algo tão bom que poderíamos nos esforçar para que existisse em todos os dias de nossas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Marcus Facciollo

Minha foto Desde 1994, vem investindo no crescimento pessoal, autoconhecimento e melhor entendimento da vida e do ser humano, seja por meio de cursos (como os da Fundação ACL) ou de (auto)análise. Desde criança, tem vocação para escrever e para o mundo das letras, área na qual é formado. Trabalha atualmente como revisor de textos e publica textos de sua autoria nas áreas de comportamento humano, relacionamentos e autoconhecimento. Lança em breve seu livro "A vida pode ser mais leve", coautoria com Sérgio Fernandes.
E-mail: marcusmf@gmail.com

Arquivo do blog